santaritavicosa.com

Imagem Notícia

Milhares de fiéis e devotos de Santa Rita de Cássia compareceram às festividades em honra à Padroeira de Viçosa e de seu Município. A intensa programação constou de inúmeras celebrações, atendendo ao povo que fez dos dias da Novena e da FESTA MAIOR no dia 22 de maio uma expressão de fé e compartilha.

Merece destaque a celebração da Crisma presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Administrador Apostólico de nossa Arquidiocese. Na ocasião, por decisão unânime dos Conselhos Paroquiais, uma das salas do Edifício Padre Carlos recebeu o nome do nosso estimado Arcebispo Emérito; sendo ainda contemplado o Cônego Vidigal, dando nome à sala 107 do referido Edifício.

O ponto mais alto das comemorações ficou por conta da Missa das Rosas, presidida pelo Franciscano Dom José Ubiratan Lopes, OFMCap, bispo diocesano de Itaguaí-RJ. Em sua homilia, ficou gravado em nossas vidas a referência que ele fez ao olhar de fé dirigido por Santa Rita de Cássia a Jesus crucificado, apresentado na iconografia da quase bicentenária imagem da Padroeira.

A multidão que participou da solene procissão, foi instruída pela catequese do Cônego Vidigal, apresentando o sentido bíblico da caminhada do Povo de Deus, descrevendo inúmeros exemplos de tais procissões que marcam o peregrinar da humanidade rumo ao Reino definitivo. Suas reflexões, alternadas pelos cânticos dos Jovens do £JSC£, descreveram o paralelo entre as Bem Aventuranças e a Vocação à Santidade, fundamentadas na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate£ do Papa Francisco. A Imagem da Padroeira foi acolhida aos acordes da Corporação Musicas Lira Sana Rita e o entusiasmo vibrante do povo. O encerramento se deu com a Santa Missa presidida por Dom Ubiratan, que nos proporcionou uma rica mensagem sobre a justiça e o perdão na vida de Santa Rita, conclamando a todos a repetirem a frase de São João Paulo II: £Sem justiça e perdão, não há Paz!£.