santaritavicosa.com

Permanecei no meu Amor

Por ocasião do Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese Dom Geraldo apresentou a proposta da realização de um Ano da Vocação Sacerdotal para nossa Igreja Particular. Com este Ano se deseja vivenciar em nossas comunidades a comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal do nosso pastor, em 15 de agosto de 2017. A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos os participantes do encontro.

Inspirado no texto de Jo 15,9 o tema do Ano da Vocação Sacerdotal é ‘Permanecei no meu amor’. No contexto da parábola da videira, Jesus, ensina seus discípulos a permanecerem unidos a Ele para poderem dar frutos. Indica claramente que permanecer no seu amor é cumprir seus mandamentos e apresenta o mandamento do amor ao próximo como fruto primeiro da união com Ele, amor este que deverá ter a medida do seu próprio amor para com todos:’amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei’ (Jo 15, 12). O ministro ordenado é chamado pelo Senhor a permanecer Nele. É impossível vivenciar a vocação sacerdotal sem esta consciência de que a condição para o seguimento alegre do discípulo é permanecer no amor do Coração de Cristo.

Como objetivo primeiro deste Ano se coloca a animação vocacional de toda a Arquidiocese através de momentos celebrativos e encontros de formação e animação vocacional. Não se deseja apenas valorizar a vocação sacerdotal, mas, todas as vocações específicas para o serviço da Igreja. No entanto, a proposta é que através do testemunho alegre do bispo, dos presbíteros e diáconos se motive os jovens a quererem seguir ao Senhor, através de uma busca sincera de discernimento no chamado na própria vida. Contribuição especial darão os seminaristas e vocacionados na animação vocacional das paróquias.

Aproveitemos este tempo da graça. Para os ministros ordenados esta é oportunidade de alimentar a vocação e responder com renovado ardor ao mandato do Bom Pastor; para os seminaristas e vocacionados é tempo propício para aprofundarem no discernimento da vocação e, com coragem, responderem sim ao chamado; para os jovens de nossas comunidades é hora de abrir as portas do coração para que a Palavra do Mestre encontre abrigo e a possibilidade do serviço ordenado seja acolhida com alegria; para as famílias, berço das vocações, é tempo de assumir a responsabilidade do despertar para a vocação dos filhos através da oração fervorosa e engajamento eclesial; para toda a Igreja Particular de Mariana é tempo de render graças a Deus pelo dom da vida e da vocação do nosso zeloso e amado pastor Dom Geraldo Lyrio.

Que a Senhora da Assunção e São José, nos protejam neste caminho de construção do Reino do Filho Jesus e nos faça vocacionados ao discipulado missionário em benefício do povo santo de Deus.

Padre Valter Magno de Carvalho

Reitor do Seminário São José